Wscom faz contorcionismo para induzir leitor

Matéria no mínimo controversa é publicada hoje no Wscom. A chamada diz: 

18:00 | 19.12.2008

2010 agora: Ricardo vai a evento do PTB e Abílio avisa: ‘vamos unir prefeito e governador’

Em certa altura do texto afirma-se: “O prefeito não confirmou – mas também não negou – as declarações de Abílio (formar uma chapa com Ricardo Coutinho e Cassio Cunha Lima, com intermediação e participação majoritária do PTB). Preferiu sair pela tangente, repetindo que deixará 2010para… 2010!”

No trecho em destaque o leitor é remetido para outra matéria: 

20:43 | 22.11.2008

Ricardo Coutinho não se pronunciará tão cedo, mas sua candidatura é irreversível, afirma Alta Fonte

Nesta, fonte importante e aliada ao prefeito da capital afirma a irreversibilidade da candidatura do prefeito ao governo em 2010; sua estratégia de evitar declarações sobre 2010 e seu interesse em desnudar primeiramente as intenções dos concorrentes.

Ao ler a primeira matéria o leitor entende que a segunda posta por um link seria composta por declarações do prefeito sobre as posições de Abílio postas nesta sexta. O que não é verdade. Primeiro, a segunda matéria não se refere as declarações de Abílio de hoje. Segundo, a matéria não é composta por declarações do prefeito, mas por informações de uma alta fonte a ele ligada. Ainda, o jornal utiliza declaração feita no passado (vejam bem as datas) como se fosse de hoje, no futuro. Põem-se palavras na boca do Prefeito, porque este não demonstra sua posição e se esquiva.

Se Ricardo não se manifestou nem sobre a candidatura ao governo nem sobre a coligação com Cássio, para que serve a segunda matéria? Seria para mostrar que o prefeito Ricardo Coutinho é candidato ao governo, sim, e que para isto ele está buscando apoios junto ao PTB e indiretamente ao Governador Cassio…?!Para quem interessa mais a associação entre Ricardo e Cassio? 

Esta notícia não foi veiculada pelo Portal Correio, foi destaque n Paraíba 1 e paraiba.com.br  e manchete no Wscom e ClickPB. Esta simples notícia, mas de forte impacto nos círculos políticos da Paraíba nos remete a outras matérias publicadas neste blog: É possível enganar o leitor sem mentirOs banner’s do Senado na Paraíba e Mas, quem faz a nossa mídia?  Não veja o mundo pelos olhos de uma única (grupo de) mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: