Comentários a aliança Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima

Ultimamente tem-se divulgado muitas notícias sobre uma possível associação entre Ricardo Coutinho e Cassio Cunha Lima, sendo esta uma intenção declarada e almejada pelo deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB. No quadro atual o prefeito é aliado declarado de José Maranhão, adversário político inconciliável  do Governador Cássio Cunha Lima. Deste modo uma aliança entre Cássio e Ricardo, hoje desejada por Armando, passa necessariamente por um rompimento entre Ricardo e Maranhão.

O PMDB é o maior partido da Paraíba em números e não abrirá mão de uma condidatura majoritária para o governo em 2010 inclusive com nomes vindo do partido: Veneziano, José Maranhão, Ney, Wilson Santiago entre outros. Vale ressaltar que se o PSDB possui nomes para o governo em 2010: Rômulo Gouveia, Cícero Lucena, Cássio entre outros.

Nas últimas eleições para governador o prefeito trabalhou e subiu no palanque de Maranhão e Ney, defendeu os dois para governador e senador contra os  adversários Cássio e Cícero. Ainda hoje ao anunciar seu secretariado o prefeito afirmou ter conversado com José Maranhão ontem (domingo) sobre as composições políticas e ainda colocou o advogado Marcelo Weick para a Procuradoria do Município, ou seja, colocou em sua equipe de governo aquele responsável pela cassação de Cássio Cunha.

A aliança entre o Prefeito e o ex-governador continua forte, mesmo que Ricardo tenho o PTB como aliado político e possível, em tese, de fomentar uma aliança entre Ricardo e Cássio. O PTB apoia Ricardo tendo inclusive nomes no secretariado. Ainda Tavinho pode ser líder do Prefeito na Câmara.

Nos últimos anos a política paraibana em resumo e no geral ficou restrita a disputa antagônica entre dois grupos políticos que vieram do mesmo seio histórico o PMDB. O PT enquanto terceira força foi perdendo espaço principalmente ao entrar na órbita do PMDB maranhista e fazer um péssima aliança de momento com Cassio. Ricardo Coutinho saiu do PT e surge como força política de grandes proporções fora do PMDB ou do PSDB, tendo desdo do início o PMDB e o PT como seus aliados íntimos.

Se do lado maranhista, seu aliado, o prefeito possui dificuldades para ter condidatura própria, o mesmo será do lado cassista e aqui terá custos elevados podendo ser taxado de traídor. Se sair do eixo maranhista para o cassista, Ricardo mantém e ratifica o quadro restrito de duas opções e forças na Paraíba e ainda nega ou até trai seus aliados mais próximos e fortes por intenções pessoais de ser governador.

Ricardo tem força para se constituir como uma terceira via na política paraibana inclusive com possibilidades de projeção nacional, ajudando  o projeto do PSB nacional de se consolidar como terceira via ao PT e PSDB. Ricardo é o único político que se legitima para construir condidatura em torno de um projeto político e de idéias, fugindo das associações políticos por acomodação.

A possível associação entre Ricardo e Cássio fere a história recente e passada construída pelo prefeito podendo inclusive entrar no mesmo erro que o PT fez ao se associar com Cássio em Campina. Esta aliança pode manchar a imagem do prefeito e torná-lo um político de associações de conveniência, criando racha em seu ideário político. Da perspectiva do PSB a meta seria candidatura própria encabeçada por Ricardo Coutinho e tendo o PMDB como aliado, indicando senador e vice. Entretando o prefeito poderia se aliar com o PMDB saindo como senador e tendo o compromisso de ser candidato ao governo em 2014.

Detalhe: Para que a aliança Ricardo – Cássio floresça é necessário minar a relação entre Ricardo e Maranhão e associar as imagens de Cássio e Ricardo, o que a mídia já vem fazendo. Deste modo cria-se os argumentos para um rompimento sem tachá-lo de traição e cria aceitabilidade da associação entre Ricardo e Cássio na população, esquecendo mais uma vez o passado político.

Vote em nossa pesquisa! Você apoio a união Cássio-Ricardo?

CLIQUE AQUI.

Anúncios

4 Responses to Comentários a aliança Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima

  1. […] Veja também: Comentários a aliança Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima […]

  2. […] já chamada de especulação a possível aliança entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima. Em comentário recente deste blog sobre tal fato afirmamos os problemas que envolve tal aliança, principalmente para Ricardo, já […]

  3. […] Armando Abílio e outros ligados a base de Cássio, principalmente do PP e PTB desejam ver a aliança formalizada e falam pelas quatro cantos a força desta junção. Tratam como se fosse algo imbatível por somar a fora política e apelo popular de Cássio com a força social e administrativa de Ricardo Coutinho. Algo tão natural na cabeça deles, pois se esquecem do aliado Cícero Lucena, de problemas irreconciliáveis com Ricardo, e dos entraves que o próprio prefeito tem, junto a sua base, em compor tal aliança. Este blog já tentou mostrar alguns. […]

  4. eu acredito que uma possível aliança entre o ex governador Cassio e o prefeito de joão pessoa Ricardo
    coutinho seri o melhor para Paraíba e seria uma aliança vitoriosa por isso estou torcendo pra isso acontece porque o atual governo esta destruindo a Paraíba.
    por isso vote 40 Ricardo e Cassio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: