As previsões sobre a crise para o Brasil

De 0,5% a 4% são as previsões de crescimento do PIB brasileiro feita pelas mais diversas instituições mundiais. Entre os mais otimistas, a contar de hoje, estão não só o governo federal, mas a agência Moody’s. A ONU possui a previsão mais pessimista. De qualquer forma todas estas previsões apontam um crescimento menor do que aquele que o país vinham tendo nos últimos anos. Por outro lado, são previsões melhores do que aquelas para as grandes potenciais mundiais. Isso mostra que a crise chega ao país na forma de desaceleração, mostra que a economia brasileira possui maior robustes para enfrentar a crise.

ONU – 0,5% / FMI – 3,5% / BM – 2,8% / FOCUS – 2% / MOODY’S – 4% / CNI – 2,?% / CEPAL – 2,?% / GOVERNO – 4% / BC – 3,2%

previsoes-2009-2

previsoes-2009

Quando se coloca as previsões do governo no meio das demais, percebe-se que não se trata de uma coisa sureal os 4%. O governo está atento e é um dos maiores interessados para que o país passe da melhor forma este período, nesse sentido, as notícias, muitas alarmantes sobre a crise no país, não é uma forma séria e responsável de tratar o assunto. É necessário ver que todos estão no mesmo barco e que no meio da tempestade as previsões ficam no lugar dela, como previsões. Alguém vai acertar, mas quem? É necessário tratar dos mecanismos para combater a crise e não ficar alardeando a “chegada” da desaceleração, ela já tá aí e todos sabem. Este não é o momento de sabotagem, mas de discussão e trabalho em conjunto ou com a mesmo visão.

Veja: https://olhosdonorte.wordpress.com/2008/12/11/as-apostas-sobre-o-futuro-economico-do-brasil/

Anúncios

2 Responses to As previsões sobre a crise para o Brasil

  1. […] uma vez afirmamos que as previsões são previsões e não acerto pré-agendados. Por hoje, sabe-se que o Brasil será afetado pela crise na forma de desaceleração, mas a grande qu… Não podemos fazer análises superficiais dos dados como a mídia tem feito para fazer com que eles […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: