Como funciona a mídia paraibana

televisao

No blog do lana Caprina saiu nota que envergonha a mídia. Notícia só é publicada se for paga. 

 

O site do jornalista Anco Márcio exige pagamento antecipado para divulgar matérias políticas.  Em resposta a um e-mail para divulgação de release da assessoria da Câmara Municipal de Bayeux Anco foi curto e grosso: “só publico matéria política, quando sou PAGO. Arranje pagamento e pode enviar. Caso contrário deleto na hora”.

A matéria que foi oferecida para publicação no site de Anco você confere abaixo:

O presidente da Câmara de Bayeux, vereador Fofinho, convida toda população da cidade para prestigiar a primeira sessão ordinária de 2009, que será realizada no plenário da Casa Severaque Dionísio, na avenida Liberdade, a partir das 20h.

“Será efetivamente nosso primeiro contato como vereador com a população de nossa cidade. Quero que cada cidadão de Bayeux sinta orgulho em ter uma Câmara atuante” afirmou o presidente Fofinho.

Nesta primeira sessão, os vereadores irão fazer pronunciamentos sobre algumas matérias que pretendem apresentar, além da leitura do expediente do dia pela mesa diretora da Casa. Está confirmada, pelo procurador do município, a presença do prefeito Jota Júnior na abertura dos trabalhos legislativos.

Ontem, o presidente recebeu os funcionários para uma confraternização após o recesso e anunciou uma de suas primeiras ações em benefício deles, que será a implantação do piso salarial dos efetivos, que sai de R$ 415,00 para R$ 500,00, correspondente já para o mês de janeiro, cumprindo as prerrogativas do que estabelece a Lei 1.125/2008 da Câmara.

——

Anco Marcio responde ao blog de Lana Caprina afirmando que irá processar o jornalista-blogueiro devido a sua má-interpretação do fato. Segundo o jornalista Anco, quando ele falou em pagamento não se referia a propina. Veja responta de Anco no Blog de Tião Lucena:

O jornalista Anco Márcio, um dos icones da imprensa paraibana, entrou com processo na Justiça contra o radialista do Sistema Correio,Lenilsom Guedes, o popular “Pangaré” (na foto, de camisa branca) por crime de calúnia.

Na semana passada Lenilson disse em seu blog de nome “Lana Caprina” que Anco havia solicitado “toco”(propina, dinheiro desonesto) da Càmara Municipal de Bayeux para divulgação de matéria de interesse daquela casa legislativa.

“O que eu disse e repito, é que matérias desse tipo,eu só publico quando pagas, ou seja, quando eu tenho um contrato legal com a parte interessada.Em nenhum momento me referi a toco ou propina, pois não sou disso” -afirma Anco.

A matéria teve ampla repercussão, pois o autor da notícia, além de publicá-la no blog,enviou dezenas de emails para pessoas conhecidas de Anco, que ficaram chocadas.

Anco Márcio tem 64 anos, é Doutor em Artes Cênicas e Psicologia na Suiça,trabalhou em todos os orgãos de imprensa da Paraíba e alguns do Sudeste, sendo um nome respeitado nacionalmente, por publicações em orgãos de âmbito nacional e pelos livros publicados.

Toda vida viveu de seu trabalho honesto e hoje possue apenas uma casa financiada num subúrbio da cidade.”Não vai ser agora que eu vou deixar um desclassificado qualquer,enxovalhar o meu nome”,afirma o jornalista,também professor de teatro em diversos colégios.

A advogada de Anco Márcio,Dra. Myrna Fernandes, vai pedir indenização por danos morais, verba esta que Anco utilizará para doar a instituições de caridade.

Nos anos de chumbo,Anco Márcio foi preso pelo DOPS e pelo Exército, defendendo estes que hoje querem achincalhar seu nome.No entanto,negou-se a receber qualquer tipo de indenização:”não fiz nada por dinheiro e sim por idealismo…”

—-

Como afirmamos, a notícia soava tom de denúncia que soa agora parecer vazia. Entretanto, a justiça e as apurações processuais é quem dirão se houve ou não notícia por dinheiro.  Segue o que haviamos afirmado antes, e o resto da matéria:

[se assim for] É a lei de quem tem dinheiro, tem direito! Essa notícia soa com tom de denúncia e mostra um lado negativo da mídia paraibana, deste modo é plausível supor que se o jornalista publicou alguma notícia política é porque foi pago, assim já sabemos quem paga. Se não pagou é porque o jornalsita no mínimo gosta muito, concorda ideologicamente ou deve favor. É necessário apurar os fatos postos no blog. Quem repassou esta informação para o Lana Caprina?

Para completar o site WSCOM também esteve em embrolhos políticos-comerciais. Numa sistemática mais complexa e estruturada estava envolvido em irregularidades quando colocava o banner do senado em seu site. Depois de muito reclamação e mídia negativa resolveu cessar o contrato e diz que era tudo legal, será? A constituição diz que não!

Veja o que diz o WSCOM:

“João Pessoa, 9 de janeiro de 2009

ILMO Sr.
Primeiro Secretário do Senado Federal
Sr. EFRAIM MORAIS
Nesta

Senhor Primeiro Secretário,

Cumpre-nos na condição de gestor do Grupo WSCOM, empresa consolidada com diversos veículos de comunicação com dimensão nacional, agradecer a Vossa Excelência pela forma rigorosa que sempre adotou no trato de todos os encaminhamentos feitos por nossa empresa, tudo com amparo legal.

Servindo-nos dessa consciência, tomamos a liberdade de informar a Vossência que, de caráter unilateral e irrevogável, estamos abdicando de manter contrato com o Senado Federal nos três primeiros meses de 2009 para veiculação de informes dessa importante Casa Legislativa, conforme os parâmetros legais.

Trata-se de medida adotada para salvaguardar a imagem de nossas instituições diante de procedimentos mesquinhos adotados por setores da Imprensa.

Sendo só o que se apresenta, renovamos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

WALTER CÂNDIDO DOS SANTOS
Diretor Presidente”

Quando ele fala em mesquinhesa deve ser porque?, Seria porque: “se todos fazem, porque só eu vou pagar o pato”. Veja também: Mas, quem faz a nossa mídia?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: