Os péssimos políticos paraibanos, com exceções

Esse início de mês foi daqueles para os políticos da Paraíba, pois constatou o quanto eles são ruins e não apresentam nada de útil para a sociedade. Antes de queremos acabar com os políticos, ou melhores com estes representantes, devemos querer trocá-los. a renovação é a melhor forma de oxigenar a política com qualidade.

Pois bem, o martírio dos políticos paraibanos começou quando a ong Transparência Brasil constatou que 84% dos projetos dos nossos deputados estaduais não tem relevância ou impacto social. Veja que número dantesco. Vejam:

Sessões especiais, homenagens, batismos e datas comemorativas. Estes projetos correspondem a 84% das matérias apresentadas pelos deputados estaduais da Paraíba deste 2007.  No topo da lista, com 1.726 ações, aparecem as proposituras com o intuito de homenagear alguém ou alguma instituição do Estado. São os chamados ‘votos de aplausos’ ou mesmo a condecoração através de medalhas. Para a Organização Não-Governamental Transparência Brasil, este tipo de projeto traz pouco ou nenhum impacto à vida do cidadão, sendo considerado quase que irrelevante para as atividades legislativas do País. E TEM TODA RAZÃO!

Na Paraíba, o estudo mostrou que quando se trata da qualidade de propostas apresentadas, os deputados estão deixando a desejar. Segundo o levantamento, apenas 16% das matérias apresentadas pelos integrantes do parlamento estadual têm algum tipo de impacto sobre a vida dos cidadãos. São propostas que tratam de temas ligados ao meio ambiente, aos consumidores, a segurança, saúde, educação, criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), dentre outros. 
No entanto, a organização ainda lembra: “classificar um projeto como dotado de impacto não significa julgá-lo meritório, mas apenas que, se aprovado, teria conseqüências concretas sobre a comunidade”.

Trata-se de uma grande vergonha. Para completar, hoje saiu uma pesquisa do site congresso em foco, mostrando que a bancada federal da paraíba é a terceira pior bancada do congresso! Fica na frente apenas de Rondônia e Sergipe.

A consulta foi feita incluindo jornalistas de 53 veículos de comunicação do país, entre jornais, emissoras de TV e rádio, agências de notícia e portais de internet. Repórteres, editores, produtores de TV, colunistas, chefes de redação, jornalistas que trabalham em rádio, comentaristas – dos grandes jornais e revistas do país, da internet, da mídia regional e de órgãos de comunicação públicos – fizeram questão de depositar o voto na urna itinerante que, de terça-feira (16) até quinta-feira (18), percorreu as dependências do Congresso e as principais redações da capital federal.

Todo o processo de votação e apuração foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que apoiaram a iniciativa.

Mas como em todo caso há as exceções. No caso da bancada federal, mais relevante, o deputado Luiz Couto foi o melhor da Paraíba e o 10º em termos de Nordeste.

O site Congresso em Foco publicou um ranking da atuação parlamentar no qual Luiz Couto (PT) foi escolhido como sendo o político paraibano com melhor atuação no Congresso Nacional no ano passado, conforme avaliação feita por 204 jornalistas que cobrem as atividades desenvolvidas por deputados e senadores.

Além de ser eleito o melhor parlamentar paraibano, o que já havia ocorrido em 2007, Luiz Couto também apareceu na lista como o décimo deputado federal mais atuante do Nordeste e o décimo primeiro entre os 93 deputados do PT na Câmara.

Atual vice-líder da bancada do PT e membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Luiz Couto destaca-se na Câmara pelo combate ao crime organizado, à prostituição infantil e pelo empenho com que fiscaliza os recursos públicos e defende os interesses da Paraíba e do Nordeste, particularmente na ampliação de programas sociais e destinação de recursos para investimentos produtivos no Estado.

Isso é apenas um alerta e uma forma de avaliarmos a atuação de nossos políticos, deste modo estamos com informações qualificadas para melhor votar. Exercer o voto com qualidade pode mudar o futuro da política e do País. Então, nas vésperas de uma nova eleição, guardem essas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: