E as pesquisas para Governador-PB, o que nos dizem?

Pois bem, vamos dar crédito aos números destas pesquisas e aliar a isto uma avaliação qualitativa do cenário que vivemos nestas últimos meses. Primeiro vejamos os dados das pesquisas:

Do IBOPE para CONSULT Cícero (-5,3) e Ricardo (-5,4) perdem votos. Enquanto que Maranhão (+4,1) e Indecisos (+7,05) sobem. Os brancos e nulos, aqueles que não votam em nenhum deles praticamente se mantêm.

Os seja, os votos de Cícero e Ricardo foram para Maranhão e indecisos. Partindo da observação de que de outubro de 2009 para fevereiro de 2010 a aliança de Ricardo se consolida com Efraim e Cássio, pode-se entender que parcela dos votos certos de Ricardo foi para indecisos.

Da parte de Cícero, seus votos certos, migraram para Maranhão e outros para indecisão. Visto que houve um processo de paquera ente Cícero e Maranhão nesse período, ao mesmo tempo em que a campanha de Cícero era bombardeada por Cássio, é de supor que tal migração tenha ocorrido. Entretanto, diante da acirrada disputa entre Cícero e Cássio nesse período, os votos cativos de Cícero eram para se afirmarem, e não para correrem da raia. É como se Cícero mantivesse a candidatura e quase metade de seu eleitorado falasse: “Desista. A gente já trocou de barco”.

Diante da paquera que manteve com Cícero, é provável que Maranhão tenha ganhado os votos dos ciceristas. De Fevereiro para outubro de 2009 Maranhão já tinha 8 meses de governo, já tinha explorado propagandas e a máquina do Correio já estava atuando a seu favor, fora isso, tinha inaugurado vários inícios de obras. Os mais cinco meses até fevereiro de 2010 não mudaram muita coisa, a não ser o aumento dos ataques e até apelações do sistema Correio em suas reportagens contra a prefeitura. Isso, entretanto pode ter contribuído para aumentar a indecisão de alguns que votam em Ricardo, do que para aumentar os votos de Maranhão.

Da pesquisa CONSULT para a VOX POPULI temos uma diferença de uma semana, na qual Maranhão ganha quase 3 pontos a mais (2,9%) e a pesquisa indica que estes votos viriam dos indecisos, pois os votos de Cícero e dos Nulos/Brancos mantêm-se no mesmo patamar, praticamente não mudaram. Nesta semana não houve nenhum fato gravíssimo que mudasse muito o cenário local, ou seja, que fizessem os indecisos, provavelmente vindos do bloco de Ricardo tomasse o partido de Maranhão. Mas com que argumentos?

Deste modo a grande pergunta é: será mesmo que os ciceristas abandonaram Cícero, seja pela por imaginar que Cássio consiga acabar com a candidatura de Cícero ou da paquera ente Cícero e Maranhão? Será mesmo que estes ciceristas, diante da insistência de Cícero em manter sua candidatura e peitar Cássio tenham abandonado seu líder? Ou pergunta, será mesmo que Maranhão conseguiu em uma semana acabar com a indecisão de quase 3% do eleitorado, que provavelmente vieram do bloco de Ricardo?

Supondo um “não” para todas essas perguntas, é provável que tenha ocorrido um inchaço artificial dos números de Maranhão. E uma desidratação artificial dos votos de Ricardo. Mesmo assim, se ficamos com a tendência e suprimindo tais inchaços e desidratações artificiais, é possível supor que ainda persista o empate técnico, mas desta vez, Maranhão pode estar na frente numericamente, mas sem tantas garantias de vitórias como mostram estas duas últimas pesquisas.

Qualquer aliança ou fatos social podem ser significativos para a vitória. E Cícero ainda tem muito peso na eleição seja para lá ou para cá. E Maranhão já percebeu isso, o Sistema Correio também, tanto é que já aliviam a barra para o ex-prefeito de João Pessoa. Ricardo que se cuide, pois Maranhão com a máquina do Estado e o Sistema Correio trabalhando para ele tem muita artilharia para soltar e Ricardo com sua espera excessiva para dar atenção às lideranças pode estar perdendo tempo. Armando Abílio que o diga.

Aqui mais uma vez é relevante ver: qual o índice de conhecimento e de rejeição dos candidatos? CONSULT e VOX POPULI não mostraram. Isso ajuda a incrementar as análises. Ficamos na mão.

25 respostas para E as pesquisas para Governador-PB, o que nos dizem?

  1. Leandro disse:

    Pesquisas fajutas e manipuladoras, tendo em vista o numero de indecisos, dá para se perceber que as pesquisas são de carater manipulador, não quero logicamente denegrir a imagem do site que é um site de respeito, que pratica sua função que é a divulgação, mas obviamente contesto os numeros das pesquisas, é notório sem a necessidade de pesquisa a vantagem do prefeito de joão pessoa: Ricardo Coutinho sobre seus adversários, não é novidade que a consult tem parceria com a TV correio que o poço do desagrado e da manipulção, bem como a Rede Record que responsável pela mesma, Mesmo assim estamos em uma democracia e a liberdade de expressão é garantida, A maior pesquisa vamos ver nas urnas, até lá, abraços!!

  2. Sauldavi disse:

    Você Leandro é um dos milhares de nomeados pelo Ricardo Hitler, digo Coutinho? Que é ruim com os políticos imaginem com o povo, se ele dá desdém em político que pode ajudá-lo com votos imaginem o povão, esse ele trata como algo alienado e alienante. Ele não tem moral política, pois aliou-se com os políticos que mais sujaram a imagem da paraíba em 2009, um cassado por compra de votos e o outro que tem muito a explicar a nação os desmandos no senado. Ricardo coutinho não tem linha política se alia com qualquer um para ter o poder, por isso o povo está vendo quem é ele, e está votando em outro. Nada contra ele, considero como pessoa e cidadão, mas me arrependi muito quando ele se aliou com Cássio cassado lima e Efraim.

  3. Rafael disse:

    O povo de João Pessoa não engoliu aliança de Ricardo com Cunha Lima e Efraim, dos quais dizia Rc eram a maior sujeira da politica da Paraíba, traindo a quem o apoiou duas vezes JM.
    Por isso em JP José Maranhão será muuito bem votado, pois o pessoense é politizado e não aceita esta situação.

    • Luiz José Fernandes disse:

      Na realidade pode ser até verdade que, Maranhão esteja com esta vantagem nas pesquisas até aqui demonstradas, mais esta missa eu já conheço, Maranhão poderá a atingir até 49,99% (quarenta e nove virgula noventa e nove por cento), mais não passará desta marca, pode acreditar a verdade veremos após o processo eleitoral.
      Luiz José avisa, teremos um Governo com Participação Popular na Paraíba.

  4. O mestre de Obra merece,ser reileito mas uma vez,O que trabalha,Deus Ajuda,a Paraiba precisa mas quatro anos com zé Maranhao,,,,e depois vem o cabeludo de Campina,,,,,,assim sera o fim dos Cunha Lima……….
    Deixem o Velinho Trabalhar em Paz, A Paraiba Agradeçe,,,,,,,Expedito de Pocinhos

  5. jepson disse:

    até quando a Paraiba vai continuar com Zé e Cassio no poder. Ta na hora dos Paraibanos tomarem vergonha e mudarem, quem sabe um governante novo pode melhorar nosso estado, vamos acordar povo paraibano ja chega com esses governantes que so ver eles e abondona o povo.

  6. adriano disse:

    SERÁ QUE A PARAHIBA, “QUANDO TODO O BRASIL JA ESTÁ MUDANDO”, AINDA VAI CONTINUAR VOTANDO EM POLITICOS APOADOS PELO PSDB DO SERRA E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO; OU PELO DEMO DO ANTONIO CARLOS MAGALHÃES E DO EFRAIM MORAES? Vamos ACORDAR PARAHIBA.

  7. José Carlos disse:

    Coutinho na cabeça e Maranhão no passado! Já era!

  8. harison disse:

    ricardo conmcerteza /

  9. harison disse:

    as pesquisas pouxando a sardinha pra quem tá no governo quem ganhou mesmo em 2006 ? rsrsrsrsrs

  10. severino disse:

    Deixao velho trabalhar,panela velha e que faz comida boa,e maranhão,na cabeça dia 3 vote certo vote 15

  11. Ivan disse:

    Zé ja passou da idade, agora ele tem que trabalhar no banco BMG, pedindo empréstimo p/ Paraiba.Vai gostar de emprestimo assim lá na China!

  12. paulino disse:

    vamos vota no 15,que vc esta votado certo e zé o govenador da gente ele saber trab ,pratense vote certo zé 15 na cabeça.

  13. fernando disse:

    e ze de juntinho com o povo .paraiba certa vote ze

  14. Mongo disse:

    Ze so tem voto pq ta montado nas costas de Lula
    E isso e tao decadente

  15. kelly disse:

    a paraiba não precisa dessa humilhação chega de ze maranhão se ele não fez com 10 anos no poder porq ainda vamos dar mais 4 anos. vai jogar bingo veio…

  16. karlin disse:

    MARANHAO NAO E MESTRE DE OBRAS COISA NENHUMA…ELE E MESTRE DE FALAR ERRADO..40 RICARDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO…MUDANÇA MINHA GENTE…

  17. karlin disse:

    o povo de campina gosta mesmo e de apanhar….querer eleger ZE nunca fez nada por campina ALOOO CAMPINA ACORDAAAAAAA E A PARAIBA TBM…ZE MARANAHO nao cria so copia…

  18. evandrop soares disse:

    e isso ai sou de jpessoa ,,,,,ricardo neles campina, pra noi ficamos tranquiliiiiiii!!!!!kkkkkkkk

  19. Cris disse:

    Sou baiana, não nasci aqui, não sou paraibana, mas sou filha de um. Moro em João Pessoa há alguns anos e venho acompanhando o trabalho de Ricardo Coutinho. O homem realmente merece ser o novo governador desse estado. Amo essa terra, mas dá tristeza ver os indicadores sociais e econômicos daqui, especialmente porque o paraibano é um povo trabalhador, íntegro. Às vezes fico pensando quando é que os paraibanos vão dar um basta nesses 20 anos de política de atraso e resolver renovar as coisas por aqui. Ricardo Coutinho merece essa chance, aliás, qualquer político que mostrasse trabalho. O que não dá é pra continuar com esse governo de BOSTA do Sr. José Maranhão. Como eu disse, sou baiana, e sei muito bem o que o governo de um Estado pode fazer para alavancar a economia, o trabalho, a educação, a saúde. Enfim, eu espero dias melhores para a Paraíba e gostaria muito de assistir a virada do Ricardo Coutinho sobre o atraso em que está enterrado esse estado.

  20. Cris disse:

    E quanto às questões de alianças partidárias, acredito que essas pessoas deviam abrir os olhos para a realidade. Não existe política sem aliança, não existe política sem que os podres estejam misturados aos que realmente querem fazer alguma diferença. O governo Lula é prova disso, assim como muitos outros governos, ninguém pode duvidar. O fato de Ricardo Coutinho já ter estado ao lado de José Maranhão e hoje não mais estar, é suficiente para sabermos que os planos e ideais foram muito divergentes para que continuassem seguindo juntos. Cássio também não é nenhuma boa aliança (concordo), mas ainda é um melhor nome do que esse senhor que nada fez, a não ser distribuir cargos comissionados e dinheiro para as prefeituras em busca de apoio. Sem falar na compra das pesquisas de forma descarada, uma vergonha nacional..

  21. gil disse:

    ricardo acritamos que vc vai ser o melho guverno da paraiba dos utims 40 anos

  22. Ray disse:

    Ze maranhao chegou para o eleitor e deu 50 reais para ele votar no 15 o eleitor pegou e deu de troco 10 reais e falou para Ze que a Paraiba prscisa e de 40 para seguir em frente ! kkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: