O errante PT/PB e seu novo papel no atual contexto

 O PT da Paraíba mostra seguir um caminho errante sem um rumo certo e coerente com sua história. Suas ações tem mais atrapalhado que auxiliado o sucesso e consolidação da centro-esquerda na Paraíba e em João Pessoas.

O partido é cada vez mais dominado por intrigas pessoais em todas as linhas e tendências. Não há espaço para ver como ele, enquanto protagonista nacional, pode contribuir para seu campo aqui na PB. O PT está imerso em vaidades pessoais e partidárias, sem conseguir enxergar além do tempo imediato.

O PT preferiu abdicar de uma candidatura forte socialmente com Ricardo para depois viver politicamente a reboque do PMDB. Quando teve a oportunidade de recompor-se com seu ex-membro e fortalecer as novas idéias, perdeu-se com as possibilidades de poder quando Cássio saiu do governo e com os egos pessoais que não o fizeram enxergar além na história.

Ainda, assumiu recentemente um discurso de oposição ao PSB, contra a esquerda, baseada na desculpa da aliança com o PSDB e DEM. Em vez de optar pelo fortalecimento deste campo, optou por esvaziá-lo e tornar mais difícil a renovação política na Paraíba.

Hoje mais uma vez, é dada a oportunidade de se projetar como uma opção de centro-esquerda e parece preferir a oposição fechada ao PSB. Em vez de compor, quer dividir, em vez apresentar opções, que se opor.

Quando PT e PSB vão perceber que são aliados e não inimigos, mesmo quando momentaneamente são adversários. Eles que podem construir um núcleo forte no campo da centro-esquerda da Paraíba e do Brasil. Tem que aprender a conviver juntos e superar possíveis diferenças, principalmente agora com o crescimento do PSB. Por isso, o PT tem que estar proto para apoiar PSB no segundo turno em JP e o PSB tem que estar pronto para apoiar o PT caso isso ocorra. Mas antes de tudo, tem que haver uma unidade superior.

No atual momento de crescimento o PSB tem que saber ser uma opção ao PT, quando necessário e possível, sem se perder nas alianças perigosas que está empreendendo. Este é o momento para uma construção de longo prazo. PSB tem que observar bem seus passos para não ser um PMDB ou PSD. Tem que saber reconhecer a construção que o PT fez, sem se apequenar. 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: